segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Quando um bom roteiro é estragado pelo texto

Jonas Martins

Texto de David Coimbra é exemplo a ser seguido
Sabe aqueles roteiros incríveis e que muitas vezes nos é contato por alguém ou narrado em uma obra cinematográfica  mas que quando vamos para o livro que os originou acabamos ficando com aquela sessação de que não era nada daquilo que pensávamos?

Muitas vezes não são as historias em si que atrapalham a obra, mas o texto usado para escreve-las. Um bom escritor não é apenas aquele que tem uma grande historia, mas aquele que além de ter uma boa historia tem um bom texto.

A elaboração de um texto não é tão simples quanto parece. Mesmo quando o texto pode fugir as regras linguísticas de colocação, porque a literatura permite isso, a importância de saber narrar a sua historia usando uma linguagem adequada pode fazer toda a diferença.

Primeiro ponto que um escritor deve ter em mente é para quem esta escrevendo. Se seu público alvo é de uma determinada área profissional, intelectual ou territorial, seu texto deve seguir a linha de linguagem que possa ser apreciada por aquele público.

Se seu texto tem a intenção de ser universal, então você precisa colocar em mente que pessoal de todos os tipos podem lê-lo e por consequência todos irremediavelmente precisam entender o que esta escrito e assimilar a sua ideia.

Um texto pode ser rico sem ser chato, ou ser chato sem ser rico. Um detalhe precisa ser escrito até o ponto em que ele interessa para a historia e que o público possa entender, não em demasiada categoria apenas para deixar explicito que o autor tem conhecimento e nem tão coloquial que passe a impressão que o escritor não passa de um semianalfabeto.

Mesmo escrevendo a bastante tempo eu ainda não consegui descobrir o meu texto perfeito, assim como não encontrei a minha historia perfeita, porque não é uma tarefa simples. Escrever é uma arte e como toda a arte precisa ser lapidado, adaptado e adequado de acordo com o momento.

Admiro o texto de muitos escritores, principalmente aqueles que acumulam as profissões de escritores e jornalistas, porque na grande maioria das vezes esses escritores tem mais facilidade textual e com um conjunto mais absoluto da forma de escrever. Um exemplo de texto que gosto é o de David Coimbra.

Um autor que tem um bom texto já é um bom principio para fazer sucesso neste injusto mundo da literatura.






Nenhum comentário:

Postar um comentário