domingo, 30 de dezembro de 2012

Os escritores geniais


Jonas Martins

O uso da palavra gênio virou clichê para descrever qualquer pessoa que faça alguma coisa que se aproxime do genial. Na minha opinião, pura demagogia da palavra e da classe mais elitizada entre os homens.
Machado de Assis
O Gênio precisa ser conhecido e refletido pelo conjunto geral da obra e não apenas por um feito genial. Na literatura meu modo de pensar não foge a regra.
No Brasil nunca tivemos um gênio literário, tivemos grandes escritores com obras geniais, mas nenhum grande gênio, talvez Machado de Assis tenha se aproximado de ser, mas ainda assim deixa brechas para a discussão, o que no meu ver o tira dessa classe.
Se usarmos o emblemático Arthur Conan Doyle, chegáremos a conclusão que sua obra relacionada ao detive Sherlock Holmes foi genial, no entanto tudo o que ele escreveu além desse, apesar de ser bom, se distância daquilo que podemos considerar para transformá-lo em um gênio.
É difícil de você descrever um gênio, mas é muito fácil você reconhecer uma obra genial. Por exemplo, podemos dizer que a trilogia O Tempo e o Vento de Érico Veríssimo é uma obra genial, mas nem por isso transforma Érico em um gênio da humanidade, apesar de toda o seu talento que por poucos foi e será alcançado.
Fernando Pessoa 
Fernando Pessoa é um gênio. Tudo que o poeta escreveu é bom, toda a sua obra é genial e completa, então desta maneira ele não pode ser deixada de fora da escala dos grandes gênios da literatura.
Charles Bukowski



Poderia colocar outros nomes como Willian Shakespeare, Kafka, Tostoi, Saramango, Garcia Marques, Fyodor Dostoievski, Edgard Allan Poe, Charles Bukowski, Neruda, e mais alguns que seguem a mesma linha de qualidade.
Por esses nomes é que sempre que leio um novo autor, eu o analiso através deste padrão de qualidade, e no meu ver ele só será gênio se puder compará-lo no conjunto da obra com alguns desses nomes citados. Sinceramente falando ainda não tive o prazer de encontrar ninguém que nem ao menos se aproximasse da alcunha adjetiva de gênio.




Um comentário:

  1. todas as pessoas são geniais, pq todas possuem capacidades de produzirem coisas genais... o autor pode ter só um livro e esse único livro ser genial o suficiente para superar vários livros de outro autor...

    ResponderExcluir