sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Os grandes títulos de 2012


Na minha opinião 2012 foi um ano pobre na literatura mundial. Não há nenhum titulo que possa se dizer: "este vai virar um clássico", ou "aquele é genial", mas tivemos bons lançamentos. Eu destacaria em especial Barba Ensopada de Sangue de Daniel Galera. Recomendo muito a leitura.


O CÉU DOS SUICIDASConstruído em capítulos curtos, numa prosa tensa que transmite o estado de espírito de seu protagonista, o romance do paulista Ricardo Lísias, lançado pela Alfaguara, acompanha um “especialista em coleções” que entra numa espiral de turbulência depois do suicídio de um amigo. 


A VISITA CRUEL DO TEMPO:  Numa diversidade exuberante de pontos de vista e técnicas narrativas, o romance da americana Jennifer Egan, lançado pela Intrínseca com tradução de Fernanda Abreu, cobre quatro décadas nas vidas de um conjunto de personagens ligados pelo amor à música.





O RETORNO: Em seu quarto romance, lançado pela Tinta da China, a portuguesa Dulce Maria Cardoso cria uma narrativa delicada sobre perdas e amadurecimento a partir da experiência dos “retornados”, moradores das colônias africanas que voltaram a Portugal depois das independências, nos anos 1970.


BARBA ENSOPADA DE SANGUE: Com uma prosa detalhista que molda personagens marcantes, o romance do gaúcho Daniel Galera, publicado pela Companhia das Letras, investiga a constituição das identidades pessoais e a conexão entre os homens e a natureza.



O SONÂMBULO AMADOR: Internado em um clínica psiquiátrica depois de sofrer um colapso, o protagonista do segundo romance do pernambucano José Luiz Passos, publicado pela Alfaguara, repassa sua vida em uma série de cadernos, nos quais se misturam memórias e delírios, cotidiano e assombro.



SOLIDÃO CONTINENTAL: A escrita radical do gaúcho João Gilberto Noll explora neste romance da Record os extremos da angústia e do isolamento, tecendo uma narrativa em que a sucessão de encontros amorosos e paisagens urbanas (Chicago, Miami, Porto Alegre) sublinham a solidão do protagonista. 



O ÚTERO É DO TAMANHO DE UM PUNHO: O segundo livro da poeta gaúcha Angélica Freitas, lançado pela Cosac Naify, desmonta clichês associados ao universo feminino de forma incisiva e irreverente, com versos que vão da rima de efeito cômico à crítica política.


O SENTIDO DE UM FIM: Protagonizada por um homem determinado a desvendar um episódio obscuro de seu passado, a novela do inglês Julian Barnes, publicada pela Rocco em tradução de Léa Viveiros de Castro, expõe a natureza traiçoeira da memória e a dificuldade de conhecer a si mesmo, os outros e o mundo.



FORMAS DO NADA: Chegando aos 30 anos de carreira com seu sexto livro, publicado pela Companhia das Letras, o poeta carioca Paulo Henriques Britto consolida um estilo que mescla formas clássicas e linguagem coloquial, inquietação filosófica e leveza irônica, com uma visão de mundo cética e bem-humorada.



  POEMAS: Maior nome da poesia árabe moderna, criador de uma síntese original entre tradições literárias islâmicas e o modernismo europeu, o sírio Adonis ganhou este ano seu primeiro livro no Brasil, uma coletânea organizada e traduzida por Michel Sleiman e publicada pela Companhia das Letras.



Um comentário:

  1. Pelo contrário, foi um ano rico na literatura... muitos livro foram publicados e ficaram famosos. Aconselho vc a ver as listas dos mais vendidos e as críticas de outros blogs

    ResponderExcluir