domingo, 30 de dezembro de 2012

Resposta aos comentário

Em um post anterior, quando citamos uma lista com os livros sob os quais consideramos os melhores lançamento do ano usamos a seguinte frase na introdução: 

"Na minha opinião 2012 foi um ano pobre na literatura mundial. Não há nenhum titulo que possa se dizer: "este vai virar um clássico", ou "aquele é genial", mas tivemos bons lançamentos. Eu destacaria em especial Barba Ensopada de Sangue de Daniel Galera. Recomendo muito a leitura."

Primeiro é bom que se deixe claro que a minha opinião não precisa e nem tem a intenção de ser a mesma dos meus leitores. Muitos podem ter amados muitos livros e os transformados em clássicos para si, o que também não significa que ele será uma obra clássica da humanidade.
Segundo, para um anonimo que comentou, não é porque um livro vendeu bastante que ele é bom, e quando disse que o ano foi pobre para a literatura, estava falando de qualidade e não de vendas ou lançamentos. As vendas dependem muito do autor, do lançamento, da mídia e da logística, então não serve por comparação para a qualidade. O mundo editorial infelizmente é muito injusto com os autores, temos grandes autores vivendo no anonimato de vendas no seu próprio circulo, enquanto meros marqueteiros dominam as grandes editoras e por consequência as grandes vendas.
Também não fiz nem uma citação de que neste ano não tivemos bons livros, o que disse é que não tivemos nada genial, obras que serão conhecidas daqui a cem anos como um grande clássico da humanidade, talvez esteja errado já que não li todos os lançamentos do ano, mas como disse essa é a minha opinião, que apenas compartilho com você e jamais peço que a sigam como suas.
Só para constar, entre os nossos colaboradores tivemos três lançamentos no qual incluímos como bons livros, mas não como geniais a ponto de salvar o ano.

Ainda respondendo a outro leitor sobre o fato de existir vários blogs e bons blogs sobre a literatura na internet eu concordo plenamente, inclusive leio muitos deles, com pessoas que fazem um grande trabalho nesse sentido, o que eu queria proporcionar no meu blog que não encontrava nos outros era a discussão de tudo no que se refere a literatura com o resgate de grandes clássicos e lançamentos de novos autores.
Não há no nosso trabalho a pretensão de ser donos da verdade, mas a responsabilidade de dar a nossa opinião e ouvir e ler a de todos os que estão disposto a discussão.

Desde já obrigado a todos os comentário e e-mails recebidos pelos leitores que gostaram do blog, sigam participando e vamos juntos fazer uma literatura mais forte e mais acessível a todos.

Martins dos Anjos
Diretor e Editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário