segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

A quinta página

Jonas Martins

Todo o bom livro foi feito para ser lido, os autores de um modo geral quando concebem a confecção de uma obra, o fazem para que os leitores possam ler  e assimilar a sua ideia ou se entreter e pensar com a sua história, mas e quando o livro é ruim?
O bem da verdade é que não existem livros ruins, o que é ruim para mim pode não ser para você e vice-versa, mas precisamos reconhecer que muitas vezes nos deparamos com obras que não conseguimos passar da quinta página. Há alguns anos atrás, mesmo com vontade de desistir da leitura desde a primeira página eu prosseguia até o fim, sendo que muitas vezes me surpreendia, mas na maioria das vezes terminava a leitura com a mesma sensação de que tinha iniciado.
De um tempo para cá mudei meu sistema de leitura, hoje começo a ler um livro e se ele não condiz com o que espero para a leitura então deixo-o na prateleira e passo para algum que eu goste. Para mim ler um livro é como assistir um filme, se ele for bom eu assisto, se não for eu troco de canal.
No entanto aprendi também que muitas vezes não são os livros que não são bons, mas o momento escolhido para lê-lo que não condiz com a sua mensagem, eu posso daqui a um ano pegar o mesmo livro que eu até então não tinha conseguido passar da quinta página e simplesmente devorá-lo considerando-o uma grande obra.
Hoje prefiro não mais creditar qualidade aos livros, se não os considero bom simplesmente não leio, pelo menos não nesse momento. Uma coisa é certa se fosse dar-lhe um conselho sobre leituras seria o da quinta página, se você não conseguir se agradar do livro até a quinta, no máximo décima página, largue-o pois não conseguirá nas demais.

Um comentário:

  1. depende, pq muitos livros muito bons não têm um começo que prende a atenção do leitor. O caçador de pipas por exemplo, não gostei nas primeiras páginas e depois achei maravilhoso.

    ResponderExcluir