quarta-feira, 20 de março de 2013

Ler certo

Por Jonas Martins

Ouvimos muito se falar na promoção da leitura, mas ficamos sempre em dúvida em o que ler. Tão importante quanto o ato de ler esta o conteúdo desta leitura e a conseqüência da mesma.
Uma pessoas pode ler a vida inteira, mas não adquirir o mesmo conhecimento e ou cultura do que uma que leu apenas um livro, uma obra, uma página, uma frase.
Existem textos que nos fazem pensar sem precisar se prolongar ou arrastar páginas e páginas, enquanto outros nem mesmo com o mais infinito número de escritas conseguem nos alimentar com aquilo que precisamos na relação com a literatura.
Eu particularmente sou um apaixonado por clássicos, de todos os tipos, e vejo sempre com maus olhos aqueles que fogem muito da regra daquilo que é aceitável na minha realidade, o que não quer dizer que não admire obras que vagam para este contexto.
Acho que o mais importante na hora de ler é saber o que se busca. Não importa se o autor é aquele da moda ou um mero desconhecido, se é um clássico ou se é um contemporâneo, o importante esta em você ler aquilo com o que você se identifica.
A leitura deve gerar prazer. A pessoa que ler hoje tem que gostar, pois só assim criaremos o habito da leitura e somente criando este habito é que começaremos a formar um mundo mais leitor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário